Quem somos

Origem

      Miguel era uma criança, como tantas outras, tinha sonhos e objetivos que gostaria de atingir, no entanto seus pais não tinham possibilidade de os concretizar, desde cedo aos 14 anos, Miguel decidiu ir trabalhar para conseguir realizar seus sonhos...

          Em 2002, após terminar a sua licenciatura, abriu um pequeno negócio, decidiu lançar-se no mundo empresarial, sem qualquer tipo de formação, numa era em que o tema educação financeira nas famílias, escolas e universidades era praticamente inexistente e até mesmo tabu.  O negócio de Miguel parecia correr muito bem, esse menino agora jovem adulto, respirava o que fazia, dormia muito pouco chegando por vezes a trabalhar muito mais do que seria humanamente possível. Decidiu abrir um segundo e terceiro negócio..., no entanto, passados dezesseis anos tudo ruiu, Miguel subitamente ficou sem nada, parecia que nada fizera sentido. 

Nesse momento, Miguel percebera, que a sociedade e a escola, apenas treinava seres humanos a nível acadêmico (saber ler, escrever e a resolver problemas de matemática) e profissionais, educando para ser mais um ser especialista numa determinada área, trabalhar para outros, ganhar dinheiro trabalhando cada vez mais, pagar impostos e contentar-se com o valor da reforma disponível na altura, faltava algo mais, a verdadeira educação financeira.

A partir daí, iniciou um novo projeto, decidiu tirar um mestrado de gestão, e recomeçar a estudar todos os dias..., especializou-se em  educação financeira e pedagogia infantil; criou o FinanCriança para mais crianças possam ter as ferramentas e as bases, para saber como lidar com dinheiro nesta nova era da informação, em que tempo anda vertiginosamente mais rápido que os programas escolares, ainda no tempo da era industrial.

Miguel tem viajado pelo mundo, a propagar a sua verdadeira paixão por educação financeira, desde a mais tenra idade até à fase adulta, porque acredita que só assim os nossos jovens adultos amanhã podem usufruir dessa grande mais valia que é saber lidar com dinheiro, investir e fazer muito mais dinheiro...

proposito

"Dinheiro não nos faz ricos, o conhecimento, sim"; ter educação financeira é uma vantagem arrebatadora, com ela conseguimos fazer mais dinheiro, em especial em épocas de crise e contração. A educação financeira é um investimento de longo prazo e à medida que seu conhecimento aumenta, cresce a sua autoconfiança, diminui os riscos e aumenta o tamanho dos seus investimentos...

A educação financeira nas escolas ensina as crianças a enviarem dinheiro para o governo via impostos, para os bancos, via dívidas dos financiamentos de suas casas, carros e cartões de crédito, seja absorvido pela inflação na gasolina, eletricidade ou na compra de alimentos. A verdadeira educação financeira ensina como fazer que as pessoas enviem dinheiro para elas... criando um fluxo de caixa continuo, através da aquisição de ativos, com o principal objetivo da conquista da liberdade financeira, ter uma fonte de renda regular entrado, quer trabalhe ou não, tendencialmente superior às suas despesas fixas.

O verdadeiro proposito da educação é dar à pessoa o poder de receber informação e transformá-la em conhecimento. Se as pessoas não tiverem educação financeira, não conseguem processar informação. Elas não sabem a diferença entre activos e passivos, ganhos de capital e fluxo de caixa, análise técnica ou fundamentalista, porque os ricos pagam menos impostos ou por que as dívidas enriquecem alfumas pessoas e empobrecem  a maioria. Elas não conseguem distinguir entre um bom e um mau investimento, ou um aconselhamento bom ou mau. Tudo o que elas sabem é ir para a escola, trabalhar arduamente, pagar impostos, viver aquém das suas possibilidades, comprar uma casa, sair do endividamento e morrer pobre. Investir o seu tempo em educação financeira, antes de investir seu proprio dinheiro, é o caminho mais inteligente a ser escolhido.